Sabemos que estamos em tempo de campanhas eleitorais quando aparecem, no ambiente profissional, figuras que o mercado chama ou apelida de “marqueteiros políticos”. Gente sem formação em marketing, alguns sem formação alguma e outros com formação em jornalismo. Curiosos.

Esses e os verdadeiros profissionais na arte deveriam ler o livro de Darren Bridger – Neuromarketing (como a neurociência, aliada ao design, pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores).

Darren é mestre em Métodos de Pesquisa Psicológica formado pela Universidade de Londres. É consultor de designers em análise de dados que exploram ideias e emoções inconscientes dos consumidores.

O livro é facilmente adaptável para quem atua em comunicação política, uma arte que tem como objetivo único o convencimento do eleitor. Diz Darren: “As pessoas são 80% mais propensas a ler o conteúdo que inclui imagens em cores”. Diz mais: “Os artigos com pelo menos uma imagem para cada 100 palavras são duas vezes mais propensos a ser compartilhados nas mídias sociais”.

Afinal, o que é o neurodesign? Como as pessoas veem os designs e que atributos os tornam eficazes. O neurodesign, define Darren, “é a aplicação de insights de neurociência e de psicologia para a criação de designs mais eficazes”. E o que é a neurociência? Ela decifra os fenômenos do cérebro e de todas as funções dele. Portanto, o neurodesign cria peças – insights que provocam as reações do cérebro de forma que atenda aos objetivos da comunicação.

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